Este desenho mostra o material bruto, como é encontrado em floriculturas e na própria natureza.
Ainda não há um estilo definido, mas podemos fazer algumas considerações: 1º procuramos identificar o estilo. Paraisso analizamos o tronco e os galhos, além do nebari (base do tronco). É importante não impormos nosso gosto, e sim observar o que a planta oferece.
Nesse caso: Tronco sinuoso, nebari bem distribuído em todos o lados e galhos intercalados. Portanto, dá um bom Moyogi, parece ser o único estilo que não tem uma representação na Natureza. O ponto central deste estilo está no tronco e em suas curvas. Os galhos estão limitados a parte final da árvore, delicados e sugestivos. O aspecto saudável das folhagens mostrará uma árvore bem cuidada.
A palavra "Literati, é derivada da elite intelectual da antiga aristocracia chinesa.
A criação deste estilo permite a liberdade de expressão do artista mas, é indicada apenas para os bonsaístas que já adquiriram o domínio de todos os outros estilos.
O próximo passo é identificar a linha do tronco.
Para isso começamos do nebari e vamos seguindo em direção ao topo da planta.
Procuramos: Melhores curvas , afinamento natural, posição dos galhos primários (lateral, fundo e lateral oposto) e ápice (terminação da linha do tronco.
Identificamos os galhos primários juntamente com a linha do tronco.
Em amarelo temos os galhos: 1º galho à direita; 2º galho para o fundo; 3º galho à esquerda. Lembrando que na terminologia correta o galho de fundo não é contado, por isso fica assim: 1º, fundo e 2º galhos. Eliminamos dos os galhos que não fazem parte da estrutura escolhida. P.S.: Os galhos finos (secundários) e os galhos acima dos primários podem ser mantidos. Eliminam os apenas os galhos grossos que fogem do desenho pretendido.
Identificamos os galhos primários juntamente com a linha do tronco.
Em amarelo temos os galhos: 1º galho à direita; 2º galho para o fundo; 3º galho à esquerda. Lembrando que na terminologia correta o galho de fundo não é contado, por isso fica assim: 1º, fundo e 2º galhos. Eliminamos dos os galhos que não fazem parte da estrutura escolhida. P.S.: Os galhos finos (secundários) e os galhos acima dos primários podem ser mantidos. Eliminam os apenas os galhos grossos que fogem do desenho pretendido.
Agora aramamos nossa árvore.
Primeiro aramamos os galhos primários, lembrando sempre de usar o mesmo arame para 2 galhos (ancoragem) para que o arame fique firme. neste caso: aramamos o 1º galho com o fundo e o 2º galho com o ápice.
Depois aramamos os galhos secundários com arame mais médio, e por fim aramamos os galhos finos com arame fino.
Agora ajuste os galhos na posição horizontal.
Depois de aramado, podemos posicionar os galhos da meneira que queremos. Neste caso optamos por galhos mais elevados, como seria comum em ficus, jabuticabas e pitangas. No caso dos juniperus podemos modelar os galhos com mais caimento. Pronto! o trabalho inicial está concluido. Agora esperamos novas brotações para completar onde faltam galhos. Lembrando que o tronco e o ápice também podem ser modelados. Neste caso trouxemos o ápice um pouco.
Finalizamos os passos de estilização.
Depois dos novos galhos terem brotado, temos um belo exemplar pronto para ir para o vaso definitivo.
Texto e desenhos: Valdir Hobus.